sábado, 29 de dezembro de 2007

Review/Resenha: Appetite For Destruction - Guns n' Roses


Haja responsabilidade. Escrever uma resenha a respeito daquele que por muitos é considerado um dos maiores álbuns de Rock de todos os tempos. Basta uma pequena pesquisa na Wikipedia: Appetite for Destruction já vendeu 35 milhões de cópias e é até hoje o álbum de estréia mais vendido de todos os tempos.

O ano era 1987. A banda, original de Los Angeles, California, já havia sido formada desde 1985. Axl Rose no vocal, Izzy Stradlin e o mito Slash nas guitarras, Duff McKagan no baixo e Steven Adler na bateria. O lema sexo, drogas e "roquenrôl" era levado a sério. Correm boatos sobre prisões, substâncias proibidas e orgias. Em meio a tudo isso, Appetite for Destruction (a tradução livre - apetite para destruição - dá uma dica sobre o espírito da banda) alanvancou os Guns de meros desconhecidos a astros do Rock mundial, tornando-se uma das bandas mais conhecidas de todo o mundo no fim dos anos 80 e começo da década de 90.

Será mesmo que o disco merece todo esse apelo? Eu diria que sim, diria que o AfD é um excepcional álbum. Munidos de muito Hard Rock, e flertando no Heavy Metal e no Punk, os californianos do Guns conseguiram apresentar ao público da época, aos que conheceram depois (just like me) e aos que ainda vão conhecer, um trabalho pesado, conciso e rebelde. Como curiosidade, a capa do disco, que mostra uma mulher sendo estuprada por um robô, foi censurada em alguns países, aumentando ainda mais o clima de rebeldia em cima do Guns.

O disco abre com Welcome To The Jungle. Um clássico. Hit que alguns anos mais tarde literalmente levantaria poeira no Rock in Rio 3, marcando mais uma das idas e vindas da banda. Welcome To The Jungle é um single simples e direto, que imortalizou a voz aguda e rasgada do Axl. "You know where you are? You're in the jungle, baby!". Os riffs de guitarra são marcantes e a cozinha faz seu seu papel muito bem. Perfeita faixa para abrir shows.
Não estarei exagerando se disser que acho todas as faixas boas.
It's So Easy continua a pegada iniciada por Welcome To The Jungle, e em seguida somos apresentados a Nightrain. Nightrain é o nome de um vinho vagabundo no qual os integrantes se esbaldavam nos tempos da pindaíba. Aliás, ao longo do disco, podemos claramente perceber a influência da "loucura" do Guns n' Roses nas letras das músicas. Mr. Brownstone é um dos codnomes da droga heroína. Em certo ponto é cantado: "Eu custumava usar um pouco, mas um pouco não dava, então o pouco foi aumentando mais e mais". Pois é, mas não é meu objetivo aqui analisar ideologias e estilos de vida. Mr. Brownstone e Nightrain possuem dois dos refrões mais pegajosos do álbum e são daquelas músicas que é para se escutar no último volume.
O disco é conduzido magistralmente por faixas como Out Ta Get Me, Paradise City (um dos grandes hits), Think Abouy You e Anything Goes. Falando em Queen, Axl, segundo ele próprio, foi muito influenciado por Freddie Mercury. Pessoalmente não vejo muitas semelhança nas duas bandas, a não ser pelo enorme sucesso que fizeram.
Voltando as músicas, queria destacar My Michelle. Um dedilhado lento no início, uma levada bem hard rok no meio e um refrão que é puro Punk. O Punk se funde ao Heavy Metal, meio Trash, em You're Crazy. E Rocket Queen é igualmente pesada, porém mais lenta e com melodias mais trabalhadas.
Claro, não poderia deixar de citar Sweet Child o' Mine. Épica. Ok, uma "semi-balada" que quase foge do espiríto do Apettite for Destruction como um todo. Mas não podemos negar que a faixa é bonita e marcante. Marcante que até hoje é de vez em quando tocada em rádios populares e incorporada em CD's piratas no estilo "Grandes Sucessos dos Anos 80". Que atire a primeira pedra aquele que, ao tentar aprender a tocar violão ou guitarra, nunca tentou tocar a clássica introdução, que alguns segundos depois é acompanhada pelo baixo e pela bateria. Falando em guitarra, os solos do Slash são inspiradíssimos. Esse guitarrista aliás, e sua cabeleira inconfundível, já influenciou muita gente por aí, e ainda continua na estrada com a banda Velvet Revolver. Se há controvérsias sobre sua excelência técnica (e quando não há controvérsias nesse assunto? =P), acho que sua influência não se pode discutir.

Se eu puxei sardinha demais, desculpem-me. Mas é que eu realmente acho que AfD é um disco que merece sua atenção, se você é fã de um bom Rock n' Roll, acima de qualquer esteriótipo ou rótulo.
Não falei muita coisa sobre o que se seguiu nos trabalhos d'A Banda Mais Perigosa do Planeta, por não ser o objetivo dessas linhas. Se o Hard do primeiro trabalho não foi repetido com tanta primazia nos outros discos ou se as disputas entre egos e "xiliques" do Axl Rose minaram o grupo, não importa. Também não vem ao caso se a outra formação é o Guns ou apenas uma banda formada pelo Axl e se o Chinese Democracy um dia vai ser lançado.
O que importa é que Appetite for Destruction merece um cantinho na história do Rock mundial e uma "escutada" de vez em quando, mesmo mais de vinte anos após seu lançamento.

Apettite for Destruction - Guns n' Roses
Ano de lançamento: 1987
Tracklist:
1. "Welcome to the Jungle" (Música: Slash, Rose / Letra: Rose) – 4:32
2. "It's So Easy" (Música: McKagan, Arkeen / Letra: McKagan, Arkeen ) – 3:21
3. "Nightrain" (Música: Stradlin, McKagan, Rose, Slash, Adler / Letra: McKagan, Rose) – 4:26
4. "Out Ta Get Me" (Música: Slash, Rose, Stradlin / Letra: Rose, Stradlin) – 4:20
5. "Mr. Brownstone" (Música: Stradlin, Slash, Adler / Letra: Stradlin) – 3:46
6. "Paradise City" (Música: McKagan, Slash, Rose, Stradlin / Letra: Rose, McKagan) – 6:45
7. "My Michelle" (Música: Rose, Stradlin / Letra: Rose) – 3:38
8. "Think About You" (Música: Stradlin / Letra: Stradlin) – 3:49
9. "Sweet Child O' Mine" (Música: Rose, Slash, Stradlin, Adler / Letra: Rose) – 5:54
10. "You're Crazy" (Música: Slash, Stradlin, Rose / Letra: Rose, Stradlin) – 3:16
11. "Anything Goes" (Música: Stradlin, Rose, Weber / Letra: Stradlin, Rose) – 3:25
12. "Rocket Queen" (Música: Rose, Slash, Stradlin, Adler / Letra: Rose, Stradlin) – 6:14

By Anderson TS

Nenhum comentário: